Notícias

Home/Cinema/90 anos de Luiz Carlos Barreto

90 anos de Luiz Carlos Barreto

O aniversário do produtor de cinema Luiz Carlos Barreto nos faz lembrar de muitas obras icônicas que tiveram sua marca. Cinema Novo? Ele estava lá, foi diretor de fotografia em Vidas Secas, de Nelson Pereira dos Santos, e também do Terra em Transe, de Glauber Rocha. E isso foi só o começo da sua carreira no cinema.

Luiz Carlos, cearense, começou a carreira como jornalista. Trabalhou em alguns jornais, no Ceará e no Rio, entre eles o famoso O Cruzeiro, cujo dono era Assis Chateaubriand. Eles se conheceram no Festival de Cannes, quando o então jornalista cobria o festival de cinema para O Cruzeiro. Ali se estabeleceu uma importante amizade, além de ser o começo de uma aproximação ao universo do cinema por parte do futuro produtor.

A essa altura, Luiz Carlos Barreto já estava casado com a sua esposa, Lucy Barreto. Essa que se tornou uma companheira da vida inteira: hoje são 64 anos de casamento, filhos, parcerias e muito trabalho juntos na produtora LC Barreto.

Com muita cumplicidade, eles participaram de grandes filmes nacionais desde a década de 1960. Podemos pincelar alguns, como os filmes Dona Flor e seus Dois Maridos, em 1976, ou Bye Bye Brasil, de Cacá Diegues, em 1980.

O Quatrilho, do filho Fábio Barreto, levou o Brasil às indicações do Oscar em 1985 e simbolizou uma nova era de produções nacionais, reconhecidas internacionalmente. Esse movimento passou a ser chamado de a Retomada do Cinema Brasileiro.

De Cinema Novo à Retomada, o casal Luiz e Lucy são importantes testemunhas, participaram e contribuíram. E assim conquistaram seu espaço na história do cinema nacional.

 

Equipe Villarino

Fotos: Cristina Granato

Confira o nosso álbum completo do aniversário de Luiz Carlos Barreto: www.facebook.com/portaldovillarino