Notícias

Home/Claudia Braune/A Qualidade dos Movimentos

A Qualidade dos Movimentos

A vida é feita de fases, uma construção cotidiana dentro e fora do nosso corpo. Milhões de células e hormônios trabalhando, os ossos em constante reestruturação, cartilagens e articulações, que produzem o liquido sinovial, para lubrificar os movimentos. Quer saber como está sua saúde agora? Deite-se no chão depois levante e fique em pé, repetindo isso três vezes seguidas. Então você poderá dizer se está rígido ou flexível, com dificuldades grandes medias ou pequenas, se tem agilidade suficiente ou se parece um saco de pedras.

A qualidade dos tecidos e  funcionamento dos órgãos dependem em grande parte desta lubrificação, hidratação, oleação, que nos dá agilidade, flexibilidade, jovialidade. Não apenas a pele precisa de hidratação, mas através dela podemos também nutrir todo o sistema orgânico.

Estudos milenares como da medicina védica ou Ayurveda, mostram como os óleos vegetais são poderosos aliados da saúde humana, trazendo benefícios para a digestão, órgãos e tecidos.  Proporcionando uma nutrição profunda, que mostra resultados imediatos tanto na aparência física, quanto na vitalidade e no humor também.

Viver com qualidade para mim significa saber que o meu corpo tem espaço, liberdade, movimento coordenado, em harmonia com as direções que estou tomando. Se você está pensando que fazer exercícios diários é suficiente, não é. A qualidade do seu movimento depende de uma consciência seu do corpo, um movimento criativo, integrado com seu pensamento. Em fim devemos saber que o corpo é um templo sagrado e todas as vezes que negligenciamos isso estamos abandonando a nossa existência. Estamos deixando crescer ervas daninhas no lugar de rosas, maçãs ou girassóis.

Os diagnósticos existem para identificar doenças, mas o seu corpo está ai o tempo todo mostrando sinais e sintomas, que você mesmo pode avaliar, perceber e buscar ajuda profissional para melhorar antes de ficar mais limitado ainda. Seja qual for a atividade fisica, sua mente precisa estar presente, apenas dando atenção aos seu corpo e aos seus movimentos terá a capacidade de se amar mais e se cuidar melhor.