Notícias

Home/Entretenimento/Bafta: Frances McDormand premiada, mais uma vez

Bafta: Frances McDormand premiada, mais uma vez

A atriz Frances McDormand levou o prêmio de melhor atriz no Bafta, maior premiação britânica de cinema. Com mais essa estatueta e a premiação do Globo de Ouro, em janeiro, a atriz se fortalece como candidata ao Oscar deste ano.

O reconhecimento é pelo seu trabalho no filme “Três Anúncios para um Crime”, do diretor Martin McDornaugh. A película surpreendeu e conquistou 5 categorias da noite inglesa de premiação: melhor filme, melhor atriz, melhor ator coadjuvante (Sam Rockwell), melhor roteiro original e melhor filme britânico.

Na tela, Frances interpreta a mãe de uma jovem violentada e assassinada na beira de estrada. Com o sofrimento do luto e a falta de respostas pela polícia, ela se mobiliza para não deixar cair o crime no esquecimento: ela coloca três outdoors falando do crime na beira da estrada, gerando conflitos políticos na cidade.

O filme já inspirou mobilizações com outdoors na vida real, como em Miami, pelo fim do livre comércio de armas, depois da tragédia em escola na cidade, e em Londres, pelo descaso legal em relação ao incêndio do prédio Greenfell, no ano passado. Sobre o fato, a atriz declarou:

“Também quero dizer que aprecio um ato bem organizado de desobediência civil. E estou emocionada que ativistas de todo o mundo se tenham se inspirado na decoração dos três cartazes do filme de Martin e levaram isso para as ruas e deixaram que fosse parte do discurso público positivo que está a ter lugar“.

Fotos do filme “Três Anúncios para o Crime” (Divulgação)

 

 

 

 

 

Foto de Frances McDormand por Phillip Phibbs