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Benefícios da Água no Emagrecimento

Nossa colunista Estrella Assayag entrou em contato com a médica Silvia Bretz, que nos explicou detalhadamente sobre o poder da água.

Por Dra Silvia Bretz

A água é o constituinte mais importante do corpo humano: representa entre 45 a 75% do peso corporal. Esta variação depende de diversos fatores , entre eles:

Sexo: em relação a mulher o homem tem mais 15% de água corporal total, que constitui 60% do peso total. A diferença entre os sexos  é devida ao maior teor  de gordura habitualmente presente nas mulheres.

Idade: as crianças têm, em relação ao volume corporal total, maior percentual de água corporal que os adultos.  Ao nascimento, a água  representa cerca de 75% do peso do corpo.

Necessidades diárias

As necessidades de água em nosso corpo são permanentes. Em condições normais é preciso de cerca de 35 ml de água por cada kg de peso por dia para um indivíduo adulto sedentário, o que dá um aporte diário de 2,0 a 2,5 litros . A maior parte desse aporte advém da bebida , e o restante   dos alimentos, como  legumes , frutas, etc.  A necessidade de um praticante de exercícios será maior, dependendo da intensidade e freqüência do esporte praticado.

Funções básicas da água

1) A água impregna todos os tecidos. É fundamental para a manutenção da homeostasia, ou seja , equilíbrio do meio interno com o externo. Todas as reações bioquímicas se processam em meio aquoso. A água é indispensável às combinações químicas e elétricas. Ela é o meio de transporte dos elementos nutritivos para a célula.

2) Transporta gases, alimentos e  produtos do metabolismo celular.

3) A água lubrifica vários tecidos como articulações ,possibilitando menor atrito nos movimentos e também lubrifica as membranas serosas (pleura, peritônio, pericárdio) .

4) A água participa ativamente  nos processos digestivo  e excretor .

5) Responsável pela manutenção da temperatura corporal. A dinâmica dos líquidos corporais depende do metabolismo celular e da produção de calor. A perda desse calor é feita pela evaporação. A evaporação é o principal método usado para eliminar calor. A perda de água insensível (não-perceptível), pela pele, chega a ser de 600 ml por dia. Também perdemos água na expiração. O restante da água será eliminada pela urina e também pela água contida no bolo fecal.

Outras ( importantes) funções da água:

– Previne a celulite e seu aspecto em casca de laranja- Por carregar para fora do corpo as toxinas, ajuda a tratar essas “ondulações”.

– Hidrata a pele, deixando-a mais jovem e bonita. A água mantém o maior órgão do corpo com aparência fresca e luminosa. Ela é responsável pela hidratação das camadas profundas da pele.

– Limpeza do corpo e eliminação toxinas – Os rins têm função excretória, ou seja, elimina as impurezas que não nos são mais necessárias via urina

– Aumenta a saciedade – Associada a uma boa reeducação alimentar , ou seja, à ingestão de legumes, frutas e verduras e fibras , essas ultimas , presentes nos vegetais, incham como uma esponja macia quando em contato com a água, o que garante sensação de estômago cheio com menos alimentos.

-Reduz a Absorção de gorduras – Nos intestinos, as fibras solúveis como a aveia, por exemplo, ligam-se a moléculas de gorduras diminuindo a sua a sua absorção, o que optimiza a perda de peso e o controle do colesterol.

-Minimiza a prisão de ventre – Já as fibras insolúveis (encontradas no farelo de trigo, entre outros) passam varrendo os intestinos dos resíduos alimentares. Livre das toxinas, o corpo fica mais leve e funciona melhor.

 

– Ajuda na formação de líquidos orgânicos. Ajuda manutenção e multiplicação celular bem como na formação de secreções, como a lágrima.

– Previne doenças . Tomar água evita a formação de cálculos renais, impedindo a cristalização de sais que passam pelos rins.

Água, Dieta, e Perda de Peso

Existem muitas razões pelas quais é importante beber água, especialmente se você está de dieta:

  • O processo de queimar calorias requer um fornecimento adequado de água para funcionar de forma eficiente. A desidratação

retarda o processo de queima de gorduras.

  • A desidratação provoca uma redução no volume sanguíneo e diminui o fornecimento de oxigênio para os músculos, podendo ajudar a reduzir a dor articular e muscular durante o exercício.
  • A perda de peso saudável inclui uma boa quantidade de fibras na dieta. Mas, enquanto as fibras normalmente são úteis para o sistema digestivo, sem a quantidade adequada de líquidos acrescida às fibras, pode ocorrer prisão de ventre, em vez de ajuda à eliminação do bolo fecal.

Convém lembrar que o uso abusivo de substâncias como o álcool, o uso de determinados medicamentos como corticóides, de certas classes de pílulas anticoncepcionais e o consumo excessivo de sal , acabam, por diferentes mecanismos bioquímicos , dando a sensação de que estamos “inchadas”. Sendo assim, acabamos tendo a impressão de um falso aumento de peso por retenção hídrica temporária. Isso também acontece freqüentemente na segunda metade do ciclo menstrual, quando estamos sob a influência do hormônio progesterona, e ficamos, por exemplo com as mamas doloridas e inchadas, na conhecida Síndrome da Tensão Pré Menstrual ou simplesmente TPM.

Um estudo científico realizado em 2008, no Oakland Research Institute, California, sugere que a ingestão água potável pode ajudar na perda de peso, alterando o consumo de energia total e / ou alterando o metabolismo. As análises foram realizadas em 173 mulheres na pré-menopausa com sobrepeso (entre 25 – 50 anos) que relataram ingestão menor que 1 litro de água potável por dia no início do estudo. Dieta hipocalórica, atividade física, peso corporal, percentual de gordura e circunferência da cintura foram estabelecidos e avaliados no início, e com 2, 6 e 12 meses de estudo. Modelos mistos foram utilizados para testar os efeitos dos aumentos absoluto e relativo de água potável nas mudanças do peso e composição corporal, em relação ao estado inicial.

Resultados: Foram relacionados aumentos absolutos e relativos de ingestão de água com significativa perda de peso , independente das covariáveis , segundo a pesquisa dos doutores Stockey JD, Constant F, Popkim BM e Gardner CD .Portanto , os resultados sugerem que beber água pode auxiliar na perda de peso nas mulheres que estejam com sobrepeso e em dieta hipocalórica.

Conclusão:

“Conforme dissemos, devido às suas inúmeras funções, a água é primordial para o funcionamento de nosso organismo. Porém apenas a ingestão de água não elimina gorduras. Para que haja emagrecimento real, é fundamental ter um balanço energético negativo , ou seja, comer menos e gastar mais calorias, além de eliminar os maus hábitos alimentares, e adotar a prática regular de exercícios físicos .”