Notícias

Home/Paulo Oliveira/Cachorrinhos à moda do Porto….

Cachorrinhos à moda do Porto….


Bem no coração da cidade invicta, o Snack-Bar Gazela, domina há 56 anos, a arte dos cachorrinhos, fazendo corar de inveja os originais, oriundos das terras do Tio Sam.

A fama desta casa na Batalha é tanta, que até mereceu a visita do já desaparecido chef Anthony Bourdain, aquando de uma das suas duas visitas ao Porto, inseridas no seu programa da CNN Parts Unknown.

Para que fiquem com uma pequena noção, num dia normal servem-se mais de 300 cachorrinhos naquele exíguo espaço, em que o balcão rapidamente se esgota.

O pão é fino e estaladiço, a salsicha e a linguiça são de grande qualidade, e o queijo é derretido para amparar os enchidos. No final, tudo é pincelado com manteiga e molho picante. A acompanhar, um ou dois finos bem frescos.

Se perguntarmos ao proprietário, senhor Américo Pinto, qual o segredo, ele dirá que o mesmo se encontra no molho e na forma como se trabalham o pão, salsicha e linguiça, matérias -primas que vêm da Salsicharia Leandro – a famosa casa do Mercado do Bolhão, ali tão perto.

Com o advento do turismo na cidade, a casa original na Batalha, ficou há muito pequena para os clientes habituais e os neófitos que se juntam ao balcão para degustar um cachorrinho à moda do Porto.

Por isso, muito recentemente, abriu uma nova Gazela, do outro lado da praça, capaz de dar guarida à imensa turba que procura este petisco tripeiro.

Visitar o Porto e não provar um cachorrinho da Gazela é como ir à invicta e não vislumbrar a Torre dos Clérigos…

Post Tags -