Notícias

Home/Turismo/Colonia del Sacramento

Colonia del Sacramento

O verão se aproxima e nem só de praias no Nordeste vivem as nossas férias. O Uruguai tem seu público fiel brasileiro visitando sua costa, desde lugares famosos, como Punta Del Este ou Punta del Diablo a uma série de outras enseadas menores e muito apreciadas.

Mas entre as joias do litoral uruguaio, já no Rio da Prata, tem a antiga cidade fundada por portugueses em 1680: Colonia del Sacramento. Disputada por mais de um século pelo controle deste território, foi só em 1778 que os espanhóis se fizeram definitivos na área.

Essa mistura de arquitetura portuguesa e hispânica dá um estilo muito próprio a Colonia. Pode se admirar o forte, o farol e também as casas cobertas de bouganvilles exuberantes. Os cafés oferecem desde peixe à massas, e escolher vinhos não será um problema, com a uva Tannat sendo uma boa opção para os vinhos uruguaios. E o Malbec, caso se prefira um vinho argentino.

Falando nos vizinhos, a cidade é o porto mais próximo para quem tem interesse em visitar Buenos Aires. De barco, basta uma hora para cruzar o rio e já se chega em Puerto Madero, área nobre da capital argentina. De ônibus, se chega em Montevidéu, a capital uruguaia, em 2 horas e meia.

Há quem goste de comparar a Paraty, no estado do Rio de Janeiro, e outros a São Francisco do Sul, em Santa Catarina. Colonia parece ter um astral ainda diferente de suas cidades afins. Vale a pena conhecer este roteiro.