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Emagrecimento com Jejum Intermitente

O Jejum Intermitente é alternar períodos sem comer com períodos em que você pode comer. Não é dieta, mas sim uma estratégia para ajudar o emagrecimento, já que a dieta será o que comerá no período alimentado.

A duração do período de jejum é a partir de 12 horas com o sono incluído. Fica fácil, é só ficar umas 2 horas sem comer antes de dormir, dormir por 8 horas e ficar outras 2 horas sem comer após acordar. Apesar de existirem protocolos de até 24 horas, na minha prática clínica recomendo de 12 a no máximo 15 a 16 horas de jejum com o sono incluso.

O jejum intermitente pode ser feito por qualquer adulto saudável, excluindo grávidas, lactantes e idosos, e para se obter resultados, precisa ser feito de forma periódica: 4 a 7 dias por semana.

Yoshinori Ohsumi, ganhador do Nobel de Medicina em 2016, comprovou que a  privação de alimentos de forma controlada ativa mecanismos de autodefesa das células que garantem a elas maior longevidade. É a autofagia, um mecanismo de autolimpeza que existe em todas as células. Quanto mais o mecanismo funciona maior a faxina interna. É o verdadeiro Detox.

Nada de mal vai acontecer se você não comer a cada 3 horas. Somos adaptados geneticamente a passar períodos sem se alimentar. E, ao contrário do que muitos imaginam, jejuar não diminui o seu metabolismo. Na verdade, devido ao aumento da concentração de catecolaminas, durante o jejum, o seu metabolismo aumenta!

Dessa maneira, o jejum não só reduz a quantidade de calorias que você ingere (por limitar a quantidade de refeições), mas também auxilia a aumentar a quantidade de calorias que você queima, por aumentar o gasto metabólico.

É importante se hidratar e estão liberados durante o jejum: água, café, chá de qualquer tipo. Tudo sem açúcar.

Valer a pena consultar um nutricionista para entender como adaptar melhor esses protocolos aos seus objetivos, ajustando a dieta do período alimentado.

 

Myriam Garson – Nutricionista pós-graduada em emagrecimento

Consultório no Leblon, tel: 3251.6418

Instagram: @myriamgarson