Notícias

Home/Agenda/Eurovision 2018 é em Lisboa!

Eurovision 2018 é em Lisboa!

Lisboa será a anfitriã do 63º Eurovision, evento anual de música europeu e o maior no mundo. Campeão no ano passado com a música de Salvador Sobral, “Amar pelos Dois”, Portugal conquistou a honra de receber o campeonato internacional, que contempla 43 países em 2018. A cada ano, os países participantes têm suas disputas internas até chegar a um campeão nacional, que representará o país na grande final. As semi-finais e a final acontecem na capital portuguesa, prometendo dias de festa entre os dias 7 e 12 de maio. Faltam 21 dias para os festejos!

O evento pode ser pouco conhecido no Brasil, mas mobiliza bastante os países participantes em suas diferentes fases de competição, além de ser transmitido para os 5 continentes. Grandes nomes do showbiz como ABBA, Julio Iglesias e Celine Dion tiveram parte da sua história começando no Eurovision, o que colabora para que o evento ganhe repercursão entre os espectadores e esperança aos músicos e cantores que participam da disputa. A famosa música de Domenico Mudugno’s “Nel Blu Dipinto Di Blu”, também conhecida como “Volare” foi um dos sucessos em 1958. No Brasil essa canção é mais conhecida na versão da banda Gipsy Kings, mas até David Bowie chegou a fazer a sua cover da música. Tudo isso, muito antes de reality shows como X Factor ou Fama.

A festa, que integra diferentes países através da música, comove as torcidas mas também traz algumas polêmicas, sejam políticas ou culturais. Em 1957, por exemplo, a dupla de cantores dinamarqueses chocou o público com um beijo de 11 segundos, gerando reações raivosas na época. Mas se é para falar da Escandinávia, convém mencionar uma outra curiosidade sobre o festival: a campeã dos lanterninhas foi a Noruega, sendo 9 vezes a última da lista, a maior perdedora. Talvez os jurados julguem eles melhores com o bacalhau do que em competições musicais.