Notícias

Home/Agenda/Exposição na Caixa Cultural Rio de Janeiro traça linha do tempo da arte de Francisco Brennand

Exposição na Caixa Cultural Rio de Janeiro traça linha do tempo da arte de Francisco Brennand

Com informações da Caixa Cultural

A partir de hoje, 13, os cariocas vão ter a oportunidade de conhecer a obra de Francisco Brennand. A mostra  Francisco Brennand – Mestre dos Sonhos reúne 31 cerâmicas, pinturas e desenhos de diferentes fases da carreira do aclamado artista pernambucano.

A exposição, que fica em cartaz até o dia 11 de março, já passou por Salvador e São Paulo. Reúne cerâmicas, pinturas e desenhos criados pelo artista pernambucano aclamado mundialmente por sua arte sincrética, ancestral e extremamente peculiar.

Com curadoria e projeto expográfico assinados por Rose Lima, a exposição conta com 31 obras do acervo original do artista, criadas em diversas fases da sua carreira. Seus trabalhos evidenciam temas como reprodução, mitologia, sexualidade, fauna e flora, personagens históricos e divindades, tudo permeado por signos da tradição popular do Nordeste, bastante valorizados em suas criações.

 “O público vai conhecer o homem Brennand e a riqueza da sua arte. A exposição pontuará seu timbre nordestino com referências diversas à sua família, à literatura, às vivências adquiridas e interações com outros artistas como Abelardo da Hora e Cícero Dias, seus tutores, e os amigos de sua geração que se influenciavam mutuamente, como Ariano Suassuna e Lina Bo Bardi”, destaca Rose Lima.

Além de oportunizar o público a conhecer a arte de Brennand, a exposição é também uma homenagem em vida ao trabalho de um dos artistas plásticos mais importantes do país na atualidade.