Notícias

Home/Notícias/Festival artístico e gastronômico na Casa-Museu Ema Klabin celebra o Centenário da Restauração do Estado Lituano

Festival artístico e gastronômico na Casa-Museu Ema Klabin celebra o Centenário da Restauração do Estado Lituano

Em comemoração ao Centenário da Restauração do Estado Lituano, a Fundação Ema Klabin realiza nos dias 26 e 27 de maio, das 11h às 18h, o Festival da Lituânia LABAS, organizado pelo Consulado Geral da Lituânia (São Paulo) em parceria com a Comunidade Lituano–Brasileira.

Durante o Festival, o público poderá assistir a shows de música e danças típicas, apreciar exposições de arte e experimentar delícias gastronômicas da Lituânia, como o Virtiniai (massa artesanal com recheio de carne ou queijo), Kugelis (torta de batata ralada com bacon), Agurkai (pepino em conserva) e Kopūstai su dešrelėmis (repolho cozido com linguiça), e adquirir outras iguarias como arenque curado, conservas, sobremesa Šakotis, e licor artesanal.

Haverá quatro oficinas imperdíveis de artesanato, todas gratuitas: Margučiai – tradicional técnica para decorar ovos de galinhasímbolo da Páscoa lituana, Karpiniai – arte de recortes de cristais de gelo de papel, Sodai – arte de enfeites de palha de trigo, parecidos com mandalas, e uma oficina de esculturas entalhadas.

As pessoas poderão prestigiar o resgate e a manutenção de danças, melodias e canções tradicionais da Lituânia com os grupos de danças “Rambynas” e “Nemunas”, assim como a música, com o grupo “Laisvé”.

O público poderá também conhecer a exposição fotográfica “Momentos Da História dos Judeus da Lituânia”, vinda do Museu Estatal Judaico Gaon, além de duas instalações da artista Helena Kavaliunas: “Passagens” e “Olhares do Afeto: Lituânia – Brasil – Argentina”.

As crianças irão se divertir com Contação de histórias, fábulas e lendas da Lituânia. Entre elas, Jūratė eKastytis, mito popular que mostra o aparecimento do âmbar – símbolo do país, além do conto Eglė – Rainha da Serpente e a Lenda sobre Lobo de Ferro e a fundação de Vilnius.

Para quem quiser saber mais sobre esse país, haverá duas palestras. Uma com a Cônsul-Geral da Lituânia em São Paulo, Laura Tupe, que apresentará o tema Lituânia: Moderna, Talentosa e Receptiva, e a outra com o historiador Laimonas Briedis que ministrará a palestra Vilnius e o Mundo.

Programação completa do Festival da Lituânia LABAS no site: https://emaklabin.org.br/

Serviço:

Festival da Lituânia LABAS – Datas: 26 e 27 de maio, das 11h às 18h. Entrada franca

Exposições – Fotografia: “Momentos. Da História dos Judeus da Lituânia”; e as Instalações “Passagens” e “Olhares do Afeto: Lituânia – Brasil – Argentina”. Ambas exposições permanecem até 27 de junho.

Oficina – Margučiai – arte de decoração de ovos com Janete Zizas, 26/5, 11h às 13h –  20 vagas – Grátis –   Inscrições por ordem de chegada.

Oficina Karpiniai – arte de recortes de cristais de gelo em papel com Janete Zizas, 26/5, 14h30 às 16h30 – 20 vagas – Grátis –    Inscrições por ordem de chegada.

Oficina – Sodai – arte de enfeites de palha de trigo – com Ana Paula Tatarunas di Giorgio – 27/05, 11h às 12h30 – 20 vagas –  Grátis –   Inscrições por ordem de chegada.

Oficina – Esculturas Entalhadas com Paulo Vysniauskas, 27/05, 14h30 às 16h30 – 15 vagas –  Grátis –   Inscrições por ordem de chegada.

Contação de Histórias – contos de fadas e lendas da Lituânia com Regina Garkauskas Umaras e Rūta Meškauskienė, 26 e 27/5, 12h30 às 13h30 –   40 vagas por dia – Grátis –    Inscrições por ordem de chegada.

Palestra – Lituânia: Moderna, Talentosa e Receptiva com a Cônsul-Geral da Lituânia em São Paulo Laura Tupe, 26 e 27/05, 14h30 às 15h30 – 30 vagas por dia – Grátis –   Inscrições pelo site.

Palestra – Vilnius e o Mundo com o historiador Laimonas Briedis, 26 e 27/ 05,   11h às 13h – 30 vagas por dia – Grátis –   Inscrições pelo site.

Grupo de Danças Folclóricas Lituanas “Rambynas” e o Grupo Musical “Laisvė”26/05, 16h30 –  50 lugares – Grátis –    duração 40 minutos

Grupo de Danças Folclóricas Lituanas “Rambynas”, Grupo de Dança “Nemunas” e o Grupo Musical “Laisvė”27/05, 16h30 –  50 lugares – Grátis –    duração 60 minutos

Visita ao museu: De quarta a domingo, das 14h às 17h, sem agendamento. Aos finais de semana e feriados a visita tem entrada franca.

Fundação Ema Klabin

Endereço: Rua Portugal, 43, Jardim Europa – São Paulo.