Notícias

Home/Agenda/Fiocruz, uma joia da arquitetura que faz ciência de ponta

Fiocruz, uma joia da arquitetura que faz ciência de ponta

Castelo Mourisco, sede da Fiocruz

A Fiocruz, Fundação Oswaldo Cruz, tem reconhecimento internacional na ciência. Às vésperas do verão, é com ela que contamos de apoio na luta contra a dengue, zica e tantas outras doenças que aumentam com o período das chuvas. Com mais de 1.000 projetos de pesquisa em doenças que variam desde a AIDS até sarampo, a Fiocruz se consolida como uma referência na árae de saúde pública, com direito a diversas cooperações internacionais.

Mas o que pouca gente sabe é que o prédio da Fiocruz é aberto a visitação, com programas para todas as idades. Construído no começo do século XX, o próprio Oswaldo Cruz se envolveu com o projeto. Morreu um ano antes do prédio ser finalizado, em 1919. Foram 15 anos de construção e influências que hoje entenderíamos como efeitos da globalização: influência francesa, inglesa, espanhola e moura na arquitetura; ferro alemão, cerâmica francesa, vitrais belgas, mármore de Carrara e, naturalmente, azulejos portugueses. É um prédio luxuoso que merece ser visto de perto.

Para saber mais informações sobre visitação, faça a busca online por Museu da Vida, o setor da Fiocruz que cuida das visitas. O passeio conta com um trem, borboletário, atividades interativas e a exposição “Oceanos”, que há de conquistar pequenos e grandes.

www.museudavida.fiocruz.br