Notícias

Home/Gastronomia/Grão Gourmet oferece cafés especiais por assinatura

Grão Gourmet oferece cafés especiais por assinatura

Grão Gourmet oferece cafés especiais por assinatura

 


Site inovador no Brasil disponibiliza os melhores microlotes de café do país

 

O café é a bebida mais consumida pelo brasileiro (só perde para a água), mas ainda não existia por aqui um e-commerce capaz de reunir os amantes da bebida e oferecer produtos com a curadoria de experts. Para suprir essa demanda, a empresária e engenheira Renata Gancev criou o Grão Gourmet.com. A empresa lança uma modalidade de clube de assinaturas que permite aos associados receberem microlotes de cafés gourmets, a cada mês, no conforto de casa.

 

O Grão Gourmet.com faz uma curadoria especial de produtos. Especialistas em café selecionam os melhores grãos nacionais, tradicionalmente destinados à exportação. Para ser considerado gourmet ele segue uma série de regras e atributos, como origem, variedade, cor e tamanho, até preocupações de ordem ambiental e social, como os sistemas de produção e as condições de trabalho da mão de obra cafeeira.
Todos os cafés que o Grão Gourmet.com seleciona possuem pontuação acima de 80 pontos na escala da Associação Americana de Cafés Especiais (SCAA – Specialty Coffee Association of America), uma entidade que promove e desenvolve a indústria de cafés especiais no mundo, por meio de educação, treinamentos, pesquisas e serviços. Todos os cafés possuem grãos 100% arábica, de diversas variedades, selecionados por meio de peneiras circulares, que separam os grãos mal granados e chochos (fracos, decorrentes de adubação mal feita, pouca irrigação e/ou fatores genéticos ou fisiológicos) dos grãos de alta qualidade, isentos de defeitos. Além disso, os microlotes são produtos únicos, de volume reduzido, mas de qualidade surpreendente. A intenção é valorizar o produtor, já que, para produzir um microlote certificado, o processo, desde a lavoura até a xícara, é o responsável pela diferenciação.

www.tbfoto.com.br GRAO GOURMET - SP/SP - 22/07/2014 Foto: Tadeu

Kits da Grão Gourmet.com para os assinantes: canecas de ágata, minicoadores de pano com suporte e kits de presente diferenciados. Crédito das fotos: Tadeu Brunelli

 

O Brasil lidera o ranking mundial de produção e exportação de café e é o segundo colocado no consumo, perdendo apenas para os EUA. O país tem uma média anual de 4,3 quilos de café torrado e moído por habitante, mas o consumo de cafés especiais ainda é novidade por aqui. No Brasil, de acordo com a ABIC (Associação Brasileira da Indústria de Café), de 2003 a 2010, houve um crescimento de 73% no consumo de cafés especiais (gourmet, descafeinado, orgânico, com certificações). As classes A e B são as maiores consumidoras e interessadas no produto.  Os cafés selecionados têm um sobrepreço que varia de 30% até 100% a mais em relação ao café cultivado de modo convencional. E a maior parte dos grãos especiais brasileiros vai para países como Alemanha, EUA, Itália e Japão.

 

O segmento de cafés especiais representa, hoje, cerca de 12% do mercado internacional da bebida. Nos EUA, maior consumidor, os cafés especiais representam 37% das xícaras consumidas. No Brasil, do total consumido em café, cerca de 20 milhões de sacas em 2013 (segundo dados da ABIC), apenas 5% foi de cafés especiais. De olho nesse mercado crescente, o Grão Gourmet.com resolveu levar os melhores cafés diretamente das fazendas do Brasil para a casa dos assinantes. “Embora essa deliciosa bebida seja consumida em quase todos os lares brasileiros, existe uma grande diferença entre os cafés especiais, que são em sua maioria exportados, e os cafés tradicionais vendidos no Brasil. Os cafés tradicionais são feitos a partir de uma mistura de café conilon e arábica com grande percentual de defeitos. Enquanto os cafés especiais são 100% arábica e com grãos criteriosamente selecionados, praticamente sem defeitos. Infelizmente, a maior parte desses grãos finos é exportada para os princip ais mercados do mundo. A nossa proposta é trazer o melhor dos grãos brasileiros e que não ficam no país, porque se trata de um consumo e de uma cultura nova por aqui”, explica a empresária Renata Gancev, sócia-fundadora do Grão Gourmet.com.

www.tbfoto.com.br GRAO GOURMET - SP/SP - 22/07/2014 Foto: Tadeu

As opções de assinatura incluem embalagens de 250 gramas até 1 quilo, entre cafés especiais torrados e moídos ou em grãos. Crédito das fotos: Tadeu Brunelli

 

As assinaturas custam a partir de R$ 23,50 (além do custo do frete) por mês e o cliente pode cancelar a assinatura no momento em que desejar. As opções incluem embalagens de 250 gramas até 1 quilo, entre cafés especiais torrados e moídos ou em grãos. Há, ainda, opções de kits com acessórios do universo do café, como canecas especiais da marca e acessórios específicos para extração do café especial, para trazer o gostinho de “comfort food” e o café quentinho da fazenda diretamente para o conforto da casa dos assinantes.

 

Nos kits, pelo site e pelas newsletters do e-commerce, os assinantes têm dicas de harmonização, métodos de preparo, novidades sobre os microlotes de café e toda a sua qualidade, com rastreabilidade até a fazenda do produtor e certificações de sustentabilidade. Além das dicas gourmets, há também dicas de saúde. O café é uma bebida rica em minerais, vitamina B, ácidos clorogênicos, antioxidantes naturais, nutrientes que ajudam a prevenir a depressão e suas consequências como o tabagismo e o alcoolismo. A recomendação dos especialistas é um consumo de 3 a 4 xícaras diárias (cerca de 500 mg de cafeína), o que estimula a atenção, concentração, memória e o aprendizado escolar.

 

Mais do que um prazer gastronômico, o café virou um amigo fiel, ao combater o estresse, a ressaca e o sono. Verdadeira injeção de ânimo. Ao lado dos clubes de vinhos, azeites e cervejas especiais, o de cafés especiais é um clube que não para de crescer no Brasil.

 

Serviço:

 

www.graogourmet.com

Tel. 11 2372 4721

 

 

Informações à imprensa

SG Comunicação & Imagem

www.sheilagrecco.com

Josi Kersul / redacao@sheilagrecco.com

Sheila Grecco / sheila@sheilagrecco.com

Tel.: 11 3284-6074 / 9 9944-9497