Notícias

Home/Social/Gustavo Rinkevich é o convidado do ‘Cozinha de Amigos’ do puro

Gustavo Rinkevich é o convidado do ‘Cozinha de Amigos’ do puro

Pedro Siqueira recebe chef do Rocka Beach Lounge & Restaurante para jantar com menu a quatro mãos

 Na terceira edição do ano do “Cozinha de Amigos”, o chef Pedro Siqueira recebe o argentino Gustavo Rinkevich, do Rocka Beach Lounge & Restaurante, de Búzios, para um jantar com menu especial, criado a quatro mãos, no restaurante Puro. O objetivo do projeto é celebrar o uso sustentável dos ingredientes – que chegam diretamente dos produtores locais – e a preservação da identidade dos elementos naturais em cardápios inspirados na história da culinária brasileira e na amizade entre os cozinheiros.

Argentino descendente de família russa, Gustavo Rinkevich passou por renomados restaurantes na Europa antes de vir morar no Brasil. Foram mais de dez anos se aventurando pelas cozinhas espanholas, onde aprendeu a combinar sabores locais com técnicas de vanguarda. Saiu do Ama Lur, em Ibiza, onde chefiou a cozinha por cinco anos, para assumir o Rocka em 2009. O que seria uma temporada, acabou se tornando o endereço definitivo do chef.

Em 2016, conheceu o chef Mauro Colagreco, que o convidou para um treinamento em seu restaurante, o Mirazur, francês com duas estrelas Michelin e quarto melhor do mundo pelo 50 Best Restaurants (2017). Aos 39 anos, Gustavo transita com fluidez entre os chefs brasileiros, sendo chamado constantemente para jantares a quatro mãos.

No menu em seis tempos criado em parceria com Pedro Siqueira, o chef argentino apresentará seu famoso siri com espuma de coco para entrada, lula com legumes e preliné gergelim preto como prato principal e sobremesa de chocolate branco com sorvete de maracujá. O chef do Puro completa o cardápio com entrada de ovo, pupunha, ervilha e caldo, principal de vaca com pimentão, couve e farofa e sobremesa de tangerina. Também serão apresentadas receitas especiais de drinques, assinados por Alex Mesquita.

O projeto “Cozinha de Amigos” foi criado por Pedro Siqueira em 2016. Em 2018, serão seis encontros até novembro, com menus com de seis a oito pratos elaborados pelo chef do Puro junto com o chef convidado. O paraibano Onildo Rocha (Cozinha Roccia) e o baiano Fabrício Lemos (Origem) foram os convidados das edições de janeiro e março. Felipe Schaedler (Banzeiro), Paulo Shin (Komah) e Oscar Bosch (Taniti) estão previstos para os próximos jantares.