Notícias

Home/Turismo/Madrid, a capital poderosa da Europa

Madrid, a capital poderosa da Europa

Por Paula Glaciane
Madrid a capital da Espanha com uma população de mais de 3 milhões de habitantes certamente é o coração do país. Intelectual, política de extenso império, fortemente caracterizada pelo catolicismo, Madrid é foco de artes, tendências e identidade regional. Com um passado rico e controverso faz da cidade a CAPITAL CULTURAL de um dos idiomas mais falados do planeta.  Atualmente luta para manter-se unida e cada vez mais próspera, hoje a cidade dispõe de 70 milhões de euros que serão distribuídos entre todos os distritos de Madrid e 30 milhões serão destinados a projetos em toda a cidade até 6 de janeiro de 2019. O país recebeu nos primeiros dez meses do ano mais de 73 milhões de turistas, sendo que turistas estrangeiros deixaram mais de 79 milhões de euros, um aumento de 2,7% em comparação ao ano passado.
As melhores e mais prestigiadas cidades de Madri, Toledo, Ávila e Segóvia representam a perfeição do legado histórico, a beleza natural, a cultura e a diversidade da Espanha. Sendo Madrid a cidade mais poderosa da Espanha, lógico como cada capital. Com um papel importante na história e na cultura da Espanha, Madrid, em grande medida, a cidade compensa-se por vibrantes lojas e restaurantes, formada por monumentos como o magnífico Palácio Real da Catedral da Almudena e museus que valorizam a vida artística de Espanha, como o Museu do Prado e o Centro Nacional de Arte Reina Sofia, que guarda as obras de Goya, Velázquez, El Greco, Picasso, Miró, Dali e outros.
A gastronomia é rica com o que há de melhor na cozinha ibérica, o “Cocido Madrileño”, a “Sopa de Ajo”, a “Tortilla de Patata”, as “Mollejas à Madrileña”, o “Rabo de Toro Cozido”, o “Huevos Rotos”, o “Calamares Encebollados” e os “Bezerros de Vitela à Madri” destacam-se como pratos típicos. Come-se bem, bebe-se ainda melhor. O vinho aqui é tratado com respeito, com adegas bem abastecidas de rótulos nacionais como os Cava, Rioja e Jerez. Os dos vizinhos italianos, portugueses e franceses, muitas vezes também estão com preços bem acessíveis.
Tomar café da manhã com “chocolate y churros” em Madrid remonta quase ao começo do Século XIX, a popularidade do churro cresceu por ser altamente popular devido ao seu baixo custo e definitivamente é a maior paixão nacional.
Exposições, shows e grandes espetáculos são também atrações da diversificada vida cultural de Madrid. Para quem sonha em participar de uma tourada na Espanha, a praça de touros de Las Ventas é considerada a praça de touros mais importante do mundo, a meca das touradas, o lugar onde todas as figuras querem ter sucesso. A temporada de touradas começa em março e termina em meados de outubro. Durante esses meses, um total de mais de 70 celebrações são realizadas todos os domingos, exceto as duas grandes feiras anuais.
Eventos esportivos, como os jogos dos times Atlético de Madri e Real Madrid são imperdíveis.  O Santiago Bernabéu abre as portas e fazer um tour pelo Museu do Estádio é tradicional já que este é o terceiro museu mais visitado de Madrid.

Fontes: El Pais, Wikipedia Español e www.madrid.es