Notícias

Home/Roberto Secio/Martha Rocha, Miss Brasil 1954: a Mais Bela entre todas

Martha Rocha, Miss Brasil 1954: a Mais Bela entre todas

Maria Martha Hacker Rocha, a nossa Martha Rocha, nasceu no dia 19 de setembro de 1936, em Salvador – BA. Ela é a sétima filha do casal Álvaro Rocha e Hansa Rocha.

Aos 18 anos, participou do concurso Miss Bahia 1954 , venceu e logo após tornou-se Miss Brasil 1954. Em julho do mesmo ano, chegou aos Estados Unidos e não demorou para figurar nas pesquisas como favorita ao Miss Universo. Embora as pesquisas apontassem a vitória, Martha perdeu o título para a norte-americana Miriam Stevenson, conquistando a segunda colocação. Na época, a explicação se deveu a duas polegadas a mais nos quadris.

A história das duas polegadas foi uma invenção de João Martins, jornalista da Revista “O Cruzeiro”, para consolar o povo brasileiro. Tudo foi combinado com os demais jornalistas brasileiros que estavam em Long Beach. A própria Martha autorizou a versão. “Nem eu soube se essa história de duas polegadas teria sido verdade mesmo”, relata Martha em sua autobiografia.

Como fato curioso, em 1956 a Chevrolet lançava no Brasil a picape 3100 com duas polegadas (5 cm) a mais na distância entre eixos que nos modelos convencionais. O utilitário é ainda hoje apelidado de Martha Rocha.

A Miss casou-se cedo com o banqueiro português Álvaro Piano e com ele teve dois filhos Álvaro Luis e Carlos Alberto Piano. Pouco depois, seu marido faleceu em um acidente de avião. Voltou ao Brasil com 23 anos e em 1961 casou-se com Ronaldo Xavier de Lima e teve uma filha Claudia Xavier de Lima.

A partir de 1996, passou a aparecer em júris de concursos de beleza se tornando a primeira miss a cobrar cachê para tanto. Em entrevista publicada em abril de 2006 pela revista IstoÉ, Martha explicou que era uma necessidade, pois no ano anterior perdera todo o dinheiro que tinha com a falência de uma instituição financeira (a Casa Piano) comandada à época por um de seus familiares no Rio de Janeiro.

Em 2000, descobriu ser portadora de câncer de mama após assistir a uma reportagem televisiva sobre mutirões de saúde que promoviam o autoexame. A partir daí, Martha passou a ter outro estilo de vida. Nessa época, mudou-se do Rio para Volta Redonda, onde reside um de seus filhos.

Em 2004, Martha foi homenageada com uma exposição itinerante de fotos de sua trajetória como Miss Brasil. Nesse ano, o concurso chegava ao seu 50º aniversário.Atualmente Marta Rocha reside no Rio de Janeiro junto com seu filho.

Em 2011 Marta Rocha e homenageada na primeira Edição do Livro As Misses do Brasil de 1922 a 2011 o Livro encontra se na segunda Edição lançado em 2016 e a Primeira Edição do Livro será lançada no Brasil em 2019.

Obrigado a todos pelo carinho e consideração ao meu trabalho sejam sempre bem vindos.
Conde Roberto Sécio “COBLAC” Corte Brasileira de Letras, Artes e Ciência Coblac Brazil”; Comendador desde 2009 “Academia de Letras Arte Cultura e Historia”; Autor do Livro Misses Do Brasil de 1922 a 2015 e Jornalista ABIME – Associação Brasileira de Imprensa de Mídia Eletrônica.

Explicação das fotos:
Foto numero 1:  Martha Rocha, Isabelita Dos Patins.

Foto 2: Capa do Livro Roberto Secio “As Misses do Brasil”, no qual Martha Rocha é uma das homenageadas.

Foto 03: Revista “O Cruzeiro”, 1963.
– No alto: Terezinha Morango, Miss Brasil 1957(Amazonas) e vice Miss Universo 57.
– Meio à esquerda: Vera Ribeiro, Miss Brasil 1959(RJ), quinta colocada no Miss Universo 59.
– Meio à direita: Marta Rocha, Miss Brasil 1954(BA), vice Miss Universo 54.
– Inferior à esquerda: Ieda Vargas, Miss Brasil 1963 (RS) e Miss Universo 63.
– Inferior à direita: Maria Olívia Rebouças, Miss Brasil 1962 (BA) e quinta colocada no Miss Universo 62.
Foto Numero 04:  Martha Rocha Concurso Miss Bahia 1954.
Foto Numero 05:  Martha Rocha com a Faixa de Miss Brasil 1954, sendo colocada pelo poeta e escritor Manoel Bandeira.
Foto Numero 06: Marta Rocha Capa da Revista O Cruzeiro (matéria sobre a vitória dela no Concurso Miss Brasil no Hotel Quitandinha do Estado do Rio de Janeiro)
Martha Rocha Miss Brasil 1954 ao lado da grande amiga Adalgisa Colombo, Miss Brasil 1958.
Ambas são vice no concurso Miss Universo de seus respectivos anos.
Foto 09: Marta Rocha No Concurso Miss Universo. edição da Revista Noite
Ilustrada do Jornalista Irineu Marinho Pai do Fundador da Rede Globo Roberto Marinho.