Notícias

Home/Cultura/Matilha Cultural realiza exposição com a arte subversiva de Vola

Matilha Cultural realiza exposição com a arte subversiva de Vola

São Paulo, julho de 2018 – O artista plástico Volatille Ferreira realiza a partir de 14 de agosto, na Matilha Cultural a exposição Ocupa Vola. Esta é sua primeira exposição individual, em São Paulo, com obras feitas nos últimos anos. As criações de Vola são desenvolvidas em suportes distintos, como vídeo, performance, fotografia, pintura e trabalhos manuais com materiais diversos. Reconhecido por variar intensamente seu estilo, Vola nunca deixa de surpreender. Autodidata, ajudou a fundar o coletivo independente e transnacional de arte VOODOOHOP, onde trabalhou e segue colaborando desde 2009. Junto com o coletivo, já fez produção e cenografia em diversas festas nacionais, como Festival Encantdo (RJ) e Universo Paralelo (BA), assim como eventos internacionais, como Fusion Festival (Berlim/Alemanha) e Istambul Sumabeach (Istambul/Turquiia).

O nome Volatille, retirado de uma revista científica sobre os efeitos químicos nocivos que geram o “esquecimento” global, já é um prenúncio do que esperar de sua obra. Sua proposta é incomodar e questionar por meio do inacabado, do estranhamento e da multiplicidade de identidades visuais. “A minha arte é muito subversiva, ela nasce de uma consequência de erros cromáticos sem esperança e de acertos perfeccionistas. Um belo acidente fatal”, define.

A escolha do título Ocupa Vola para a exposição da Matilha Cultural surgiu do entendimento que o artista tem do movimento dialético ocorrido em uma ocupação. Para ele, é algo “dinâmico e imprevisível, algo explosivo”. A abertura da exposição acontecerá das 19h até às 22 horas.