Notícias

Home/Claudia Braune/Mobilidade

Mobilidade

Por Claudia Braune
Nosso corpo é todo articulado para que possamos nos movimentar, dobrar esticar, girar, saltar, sacudir e vibrar – são qualidades de movimentos que um ser humano pode aprender e usar em suas atividades diárias. Os tecidos – musculos, tendões, articulações, cada qual com suas funções, formam o sistema músculo esquelético. Faz parte natural da vida, ir e vir com liberdade, sem dor, em busca do prazer, do bem estar, da nossa nutrição física e espiritual. Os anseios da alma clamam naturalmente pelas interrelações, que nos trazem sentido e um significado maior para a existência.
Minha formação como fisioterapeuta, como bailarina e amante da arte, me levou a uma busca aprimorada pela comunicação interna e  externa, onde me surpreendi quando as pesquisas científicas revelaram que  expressão corporal tem maior influência nas relações do que a linguagem verbal. O tom de voz e as expressões faciais podem mudar todo o sentido da nossa comunicação. Em toda a natureza as cores e os movimentos evidenciam sinais de liderança, hierarquia, sexo, poder ou acasalamento. Mesmo os vegetais seguem algumas movimento na comunicação com o meio ambiente.
A mobilidade corporal ajuda clinicamente e emocionalmente em todo o desempenho de vida pessoal e profissional. Por isso é tão importante em todas as fases da vida estimular o corpo, espreguiçar, lubrificar as articulações e  ganhar  flexibidade muscular. A flexibilidade nos ajuda a dançar pela vida, conduzir nosso corpo a lugares mais conscientes, entrar ou sair do ritmo a cada instante. O sentimento pode ser a música que inspira nossos gestos. Costumo dizer que antes do verbo,  nasce o gesto e este nos faz ter uma experiência mais sensorial do que aquele lugar racional de onde surgem as palavras.
Vamos arriscar mais gestos e menos palavras ao vento. Um gesto de aproximação é sempre mais contundente do que mil palavras. Estude seus gestos e sua aproximação do seu proprio coração, do momento presente e em seguida do seu próximo.
Bom final de semana.
Foto: PublicDomainPictures.net
Post Tags -