Notícias

Home/Agenda/Nova Iorque com cores do Brasil

Nova Iorque com cores do Brasil

Nova Iorque não é apenas uma grande metrópole. É das grandes capitais culturais do mundo com uma programação tão intensa que é um desafio sobrehumano alguém estar em dia com a agenda da cidade.

Mas, mesmo nesse turbilhão de oferta cultural, o Brasil brilha no Moma (The Museum of Modern Art – Museu de Arte Moderna) com uma exposição da artista modernista Tarsila do Amaral. Possivelmente, o quadro mais famoso de Tarsila é Abaporu, uma das obras de maior expressão do movimento antropofágico. Na verdade, é um quadro-criador do movimento. Tarsila presenteou a pintura ao marido Oswald de Andrade, em 1928. O impacto foi tanto que ele teria sugerido criar-se um movimento a partir da obra. Assim, junto com o poeta Raul Bopp, nomearam de Abaporu: que em tupi significaria Homem que come gente.

Hoje, o quadro é de propriedade de um colecionador particular na Argentina. Poder conferir essa peça a olho nu é um privilégio, uma oportunidade.

Além de Aboporu, a exposição também conta com outras peças famosas, como Carnaval em Madureira e Operários, e também algumas menos conhecidas, com paisagens de Minas ou do interior. Rascunhos de seus projetos também estão na exposição, apresentando um pouco do processo criativo da famosa artista.

A exposição fica no Moma até 3 de junho.

Equipe Villarino