Notícias

Home/Claudia Braune/O Discernimento

O Discernimento

Por Claudia Braune

Quando temos sabedoria significa que estamos mais conscientes do momento presente e do melhor que podemos fazer a cada momento, mas se o ego fica ofendido ou em superioridade, estamos saindo do equilíbrio que a sabedoria nos oferece. Por outro lado devemos ficar atentos às manifestações de falta de respeito, criar estratégias para manter limites saudáveis é uma sabedoria importante.

Segundo sua santidade o Dalai Lama, discernimento é a soma da razão com a compaixão. Sempre que reagimos de forma irracional, descontrolada, temos aí um sinal de que o estresse do passado foi ativado pela situação de estresse no presente , somando uma carga resultante de energia muito alta, incontrolável. Mas podemos treinar, conhecer nossos caminhos  e nossos limites, pois o respeito acontece de dentro para fora. Respeite seus limites e tudo será mais fácil de lidar, sem mal entendidos. Podemos ver os conflitos como oportunidades deliberação dessas cargas tensionais do passado. Assumindo nossa responsabilidade em todas as ações, conseguimos essa compreensão e o aprimoramento acontece naturalmente.

Aceitar um sentimento não significa ficar tentando entender suas causas e consequências, isso representa mais estresse mental. A aceitação é uma atitude sem julgamento, curiosamente gera uma clareza maior dos  nossos personagens internos, dos papéis que queremos ou não desempenhar. Assim as escolhas devem ajudar em um detox e não aumentar essa intoxicação emocional.

Discernimento em treinamento esta  semana, então vale a pena anotar em um  caderno suas observações e conquistas. Celebre cada progresso, veja os conflitos como uma oportunidade!