Notícias

Home/Claudia Braune/O estresse e os bloqueios do passado

O estresse e os bloqueios do passado

Por Claudia Braune

Como fisioterapeuta e coach, venho estudando há anos, a consciência corporal, na educação e no desenvolvimento do ser humano. Tive o prazer de conhecer escolas e trabalhos incríveis como a Terapia Comunitaria Integrativa (TCI) do pernambucano Adalberto Barreto , parte do programa das terapias sociais integrativas do Ministerio da Saúde, a yoga do mestre Orlando Cani, Hermógenes, Marcos Shultz e outros métodos, que mostram a sua importância no crescimento pessoal e no desenvolvimento de habilidades como coordenação motora, integração social e auto confiança.
Valorizamos o intelecto e o nosso “superego” mais do que o “enraizamento” e o altruísmo. As pessoas, em geral, recusam-se a sentir as suas funções “vegetativas” (internas do corpo) e permitem-se cada vez menos senti-las com prazer e com alguma ligação cósmica ao nosso universo. Surgem as perdas de desejo, animo, paixão pela vida. Aumentam as doenças e sentimentos de separação, solidão injustiça.
Fazemos parte desse universo, com esses elementos químicos, com essas culturas todas pelo mundo e uma geografia típica de cada região, desafiando o corpo humano a altas temperaturas, alimentos e estações do ano, dias chuvosos ou falta de água, vida, sobrevivência, em fim, um dia a dia onde todos, absolutamente todos nós precisamos de comida, água, luz do sol, mas também sombra, pausa, descanso e saúde, comunicação para interagir com os nossos semelhantes.
Na nossa caminhada humana do nascimento a fase adulta construímos uma imagem corporal, um somatório das nossas emoções, experiências, memórias e noções de altura, tamanho, volume, cor, peso e forma. Mas poucas pessoas sabem como tudo isso pode influenciar positivamente ou negativamente as suas historias de vida, suas decisões e comportamentos.
O estresse diário, mais os traumas do passado, podem causar a perturbação do sistema nervoso central, que perturba naturalmente, os sistemas autônomos e somáticos que, por seu lado, afetam o funcionamento dos vários sistemas e órgãos do corpo. A harmonia metabólica, assim como os processos digestivos são desequilibrados, a distribuição vasomotora e a respiração são afetadas ( Lifestile – Igor Valerio)
A “intenção psíquica” é um dos fatores mais poderosos, capaz de normalizar, o funcionamento do organismo. O movimento corporal dirigido por profissionais e terapeutas formados tem por finalidade redistribuir toda a bioenergia, desbloqueando alguns padrões físicos, melhorando a flexibilidade e toda a atividade hormonal, circulatória, respiratória, bem como a produção de neuro transmissor.
Entendendo as correntes da bioenergia, que circulam de cima para baixo, de cima para fora e assim por diante, o corpo em movimento, através de exercícios específicos pode alcançar uma vibração em cada centro energético, cada articulação e liberar bloqueios de forma natural.

Foto: Rosa Bernardes