Notícias

Home/Claudia Braune/Os  rituais da terra

Os  rituais da terra

Como terapeuta sempre me interessou o pensamento científico, mas também os mistérios da natureza. A natureza humana por exemplo, tão suscetível e tão perfeita, que vai se adaptando a todo tipo de cultura, clima, espaços muitas vezes inóspitos, com falta de água ou com excesso de  chuvas, que causam  os desabamentos de terras. Em fim sobreviver é um esforço e poder sonhar é um privilegio hoje em dia. Cuidar do nosso viver, envolve o mundo interno de cada um, o mundo externo como podemos perecê-lo e os outros mundos, das outras pessoas , que enriquecem o nosso desenvolvimento pessoal em muitos aspectos. A percepção da unidade é crescente em pessoas com um certo grau de maturidade.

Me formei na faculdade de reabilitação e fiz meu primeiro trabalho escrito sobre Tensão e relaxamento. Uma monografia de conclusão de curso que depois virou livro. Tudo isso para falar do desenvolvimento psicomotor,  da criança ao adulto, como vamos nos adaptando ao ambiente externo. Podemos notar que algumas pessoas vão florindo,  movimentando suas vidas com flexibilidade, se alongando e se expandindo como um girassol  e outras  vão se encurtando mais, se fechando e até se deformando também. Perder a capacidade de movimentos livres, soltos e lubrificados, em qualquer fase da vida é sinal de alguma deformação da nossa essência.

Não estou falando de sucesso, de riqueza material ou de  vida intelectual, mas de uma perda de comunicação com .a nossa alma ou com as nossas raízes e isso sim  vai causar  algumas deformações no corpo e na mente.  Os nossos pensamentos tem o poder de causar mais tensão ou de aumentar a nossa flexibilidade mesmo diante de algumas fatalidades, podemos saltar, rolar ou atravessar pequenos espaços e sair do outro lado inteiros.

Esse corpo pode ser vistos ou percebido em diferentes dimensões do ser. As terapias corporais e as terapias vibracionais atuam  nesta percepção e ajudam a soltar bloqueios, antes que eles causem mais sintomas e mais afastamento do amor original. O amor que move todo o nosso organismo em uma direção de emoções mais  positivas, de fato é uma força maior, um poder existencial que devemos prestigiar diariamente ou ficaremos sem este precioso recurso.

A nossa contribuição social, a nossa marca no mundo depende desse valor, dessa alma grande e livre. É assim os rituais da terra, das culturas nativas por todo o mundo, sempre existiram para ajudar a resgatar o nosso coração, quando ele se esquece do coração universal e de onde ele veio.

A vida de cada um de nós se reencontra muitas vezes com a morte, com as perdas e ainda assim demoramos a aceitar a sabedoria simples dos rituais da terra. Nosso único bem real e perene é saber  viver o tempo presente com o consentimento do nosso coração. Assim as terapias do xamanismo, da constelação familiar, do reike e da medicina ayuveda, entre outras, são de grande valor para resultados práticos, de mudança de vida, de felicidade, de saúde e bem estar.

Aprendendo algumas estratégias, o entendimento sobre si mesmo vai aumentando e o terapeuta  passa a ser um agente de limpeza, como um jardineiro que remove as ervas daninhas, mas o crescimento pessoal depende de cada um. Estar em um ambiente natural, perto da floresta favorece

o ritmo orgânico. Deixar a tecnologia, o celular, os recursos artificiais, para se dedicar ao seu corpo energético, seu corpo afetivo e sua paz interior é importante para cultivar o que é mais importante na vida,  bons amigos, amor, família mais unida e o respeito das pessoas.  Criamos um Spa integrado a floresta para quem precisar de uma ajuda inicial, passar uma tarde toda ouvindo o seu coração, esvaziando sua mente e relaxando o corpo com massagens terapeuraticas de alto impacto. O Nucleo Yawarete, na região do recreio dos bandeirantes próximo ao litoral, dentro da maior floresta urbana do Mundo, funciona diariamente até o por sol e com hora marcada.