Notícias

Home/Notícias/Palácio Nacional de Queluz e a lista de compras de Carlota

Palácio Nacional de Queluz e a lista de compras de Carlota

Um passeio indicado para quem está em Lisboa é visitar o Palácio Nacional de Queluz. Inicialmente construído em 1747 com o objetivo de ser tornar uma residência de verão para a Família Real, ao final do século XVIII, a família habitou a casa permanentemente até a partida para o Brasil.

Conhecido pelo requinte de sua decoração interior e seus jardins, o palácio é muitas vezes apontado como o “Versalhes português”. Além de toda essa riqueza, os interessados em história podem conhecer preciosidades do acervo do palácio. Recentemente, por exemplo, adquiriram um documento histórico importante: uma lista de compras de roupa, calçado, joias e acessórios de moda para a família real portuguesa, em Paris, datada de 1816. Por essa lista, pode-se conhecer mais dos hábitos e gostos da rainha Carlota Joaquina, que morava no Brasil nesta época. Não se trata de uma mera lista de compras como as de hoje em dia, mas de um manuscrito com 71 páginas, com encadernação em couro marroquino vermelho com gravação a ouro, marcado com as armas reais de Espanha na capa e contracapa. Além de leques em marfim, sapatos de seda bordados, entre outras coisas consta o pedido de 560 lenços de mão.

O manuscrito foi adquirido através da leiloeira Sotheby’s e do antiquário S.J. Phillips e o valor não foi divulgado para não influenciar futuras negociações.

Quem quiser conhecer o Palácio Queluz, lembramos que há reformas sendo feitas no Jardim Malta e na Sala dos Embaixadores até o verão.

Equipe Villarino

Fotos: Wikicommons