Notícias

Home/Social/Saúde Sutil

Saúde Sutil

Por Claudia Braune

Saúde Sutil é o termo que uso para falar da mente subjetiva, os nossos pensamentos e sentimentos, toda a nossa fisiologia como pode ser afetada por esta química. Muitas pesquisas cientificas falam de qualidade de vida, dos efeitos benéficos do sorriso e do abraço. O Budismo e outras religiões pregam o amor ao próximo, a compaixão o perdão. Difícil é uma doutrina que de fato induza a liberdade. Toda espiritualidade verdadeira deve ter apenas este valor final, o essencial que é a liberdade dentro de uma felicidade pessoal. Uma frase do Budismo que eu gosto de repetir como um mantra é – Que todos os seres sejam livres e que todos os seres sejam felizes.

Todo o materialismo e o ego humano servem para construção dos ideias, das leis e limites, escolhas e educação. A construção do mundo como o conhecemos hoje. Ainda com muitos conflitos, guerras, doenças e miséria. Falar de saúde implica em condições de saneamento básico, moradia, alimentação e convívio familiar, convívio social também. Uma coisa que faltou na cultura ocidental para equilibrar esse materialismo necessário é a espiritualidade, ou os valores maiores de bem comum, pois não há desculpas para os Ateus, deixarem de cultivar esses valores. Então a parte sutil das emoções humanas, dores humanas e duvidas, culpas ou medos, tem sido tratadas de forma inconsciente, como menos importantes, coisa de mulherzinha, frescura, fraqueza e até como falta de determinação. Atualmente a medicina, a neuro ciência, a psicologia e a filosofia, se dedicam a estudar, testar e medir, resultados com novas abordagens terapêuticas e também com praticas milenares como a meditação. O resultado todos já ouviram falar, ou leram nas reportagens, os efeitos rejuvenescedores, aumento da auto confiança e redução de distúrbios causados pelo estresse.

A saúde sutil agradece o nosso reconhecimento, significa que podemos transcender etapas sinuosas e ir direto ao coração, o centro das emoções, onde todos devemos buscar a única permissão necessária. Fica a dica desta semana, fazer escolhas e praticar ações sempre com o consentimento do seu coração. Do contrario uma parte sua ficará sempre agindo contra a sua programação de vida. Agir, falar e pensar dentro do seu coração primeiro, esse lugar é seguro, tem pureza e tem amor.