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Sempre há tempo para comer

Um erro que muita gente comete ao alimentar-se: comer muito rápido. Você já parou pra pensar em quanto tempo levam as suas refeições? Pois então sugiro que comece a prestar atenção nisso.

Como já dito anteriormente, a mastigação é muito importante nessa hora, e esta é a primeira razão pela qual comer rápido se torna prejudicial. Se você está comendo muito rápido, já começa prejudicando esta fase da digestão, já começa tendo prejuízo.

Existem alguns alimentos que são mais aproveitados pelo organismo caso ingeridos com calma, como as proteínas, elas são processadas mais facilmente quando foram ingeridas devagar. A proteína mal digerida pode se acumular no intestino e causar gases bem desagradáveis. Quem tem o hábito de se alimentar muito rápido está condicionado a este perigo, de formar gases, portanto observe se isso anda acontecendo após as suas refeições.

Considera-se que uma refeição dure em média 20 minutos, nada menos do que isso. Portanto, se as suas refeições são um pouco mais rápidas, sugiro que tenha mais calma. Observe, policie, investigue se está mastigando bem.

Esse número tem uma explicação bem básica, acredita-se que este é o tempo que o cérebro leva para entender que o corpo foi alimentado e então entender que está satisfeito, a famosa sensação de saciedade, ela leva em torno de 20 minutos para ser alcançada. Portanto se a sua refeição é mais rápida do que isso, corre o sério risco de estar ingerindo mais alimentos do que precisaria, em busca dessa sensação.

Se você come rápido demais, consegue ingerir uma grande quantidade de alimento num curto espaço de tempo, provavelmente o que come em cinco ou dez minutos, seria suficiente para promover a saciedade. Só que a sensação de que é preciso parar não chega pois o cérebro precisa de mais tempo pra entender isso. E é assim que se acaba ingerindo mais alimentos do que o necessário.

Seria muito mais fácil e saudável se simplesmente começar a comer com mais calma, e fazer a mesma quantidade de comida que se ingere nos 5 ou 10 minutos, durar 20 minutos, com calma, alcançando a sensação de saciedade.

Durante a refeição, esteja consciente, pare, respire, contemple, agradeça, crie um ambiente propício para a sua alimentação, para repor as energias que o seu corpo precisa.

Aproveite o alimento e todas as sensações que uma refeição pode trazer, pois a calma e a tranquilidade nessa hora podem ser decisivas no processo de perda de peso e melhoria dos hábitos alimentares.

Henrique Brust