Notícias

Home/Estrella Assayag/Terapia de Casal

Terapia de Casal

TERAPIA DE CASAL (TC)
Homens e mulheres divergem nas expectativas dos relacionamentos amorosos. As diferenças começam em casa, na infância. Nos grandes centros urbanos, muitos casais já têm intimidade antes mesmo de viverem juntos ou casarem. Algumas vezes, levam para a vida a dois a crença popular que “o amor pode tudo” e que com o tempo o outro pode mudar.
Uma questão recorrente é a infidelidade e a falta de preparo para a rotina do casamento. Na experiência da dra Thays Babo, uma das queixas mais freqüentes é o uso de smartphones, aplicativos e redes sociais.
A Terapia de Casal (TC) deveria ser um dos primeiros recursos para melhorar a saúde conjugal. Muito sofrimento e mágoa seriam evitados.
Casais mais velhos têm outras causas: a síndrome do ninho vazio, a aposentadoria de um dos cônjuges (ou ambos), que obriga a reorganizar a dinâmica familiar e os papéis em casa.
Para a maioria das pessoas a ajuda psicoterápica é tida como fracasso. É importante ter em mente que todos os relacionamentos amorosos eventualmente têm altos e baixos. Crises não significam necessariamente fim do amor. Na terapia são treinadas habilidades de comunicação e aprender a escutar o outro.
O quanto antes se buscar auxílio psicoterápico- melhor. A Terapia de Casal (TC) ajuda a reaproximar e reafirmar o compromisso de ambos. Em geral, a duração é breve, se estão de acordo e comprometidos com o trabalho psicoterapêutico. Assim, cada um fazendo sua parte, o casamento pode superar crises e voltar a ser realizador e agradável.
Thays Babo (CRP 05/23827)é Mestre em Psicologia Clínica), na linha de Família e Casal e psicóloga clínica. Tem formação em TCC pelo CPAF-RIO e extensão em Terapia de Aceitação e Compromisso).

Tel: 21988714464

Estrella Assayag

Foto: Pixabay