Notícias

Home/Agenda/Toquinho comemora 50 anos de carreira com apresentações em Portugal

Toquinho comemora 50 anos de carreira com apresentações em Portugal

Após uma longa turnê nacional que contou com vários artistas e incluiu nomes como Ivan Lins e MPB4, Toquinho segue rumo a Europa para novas apresentações em comemoração aos 50 anos de carreira. O primeiro show será no dia 17 de abril, com apresentação no Teatro Tivoli BBVA. Já no dia 18 o artista segue para a cidade do Porto, onde se apresentará na Casa da Música. A surpresa fica por conta do pianista, cantor e compositor João Ventura que dividirá o palco com este grande ícone da MPB durantes as apresentações.

A carreira artística de Toquinho começou em 1959. Influenciado por João Gilberto e sua interpretação de “Chega de saudade”, aprendeu violão. No decorrer dos anos ganhou nome e espaço na MPB tendo feito parcerias com grandes nomes como Tayguara, Chico Buarque, Caetano Veloso, Gal Costa, Paulinho da Viola e até mesmo Andrea Bocelli.

O período mais conhecido de sua carreira ocorreu a partir de sua parceria com Vinicius de Moraes, com quem ao longo de dez anos produziu alguns dos maiores clássicos , tornando-se o  parceiro do grande poeta em mais de cem canções. Gravaram cerca de vinte e cinco discos e realizaram mais de mil shows pelo Brasil e no Exterior.