Notícias

Home/Notas/Torre de Belém: parada obrigatória em Portugal

Torre de Belém: parada obrigatória em Portugal

Construída no século XIV, a Torre de Belém ou Torre de São Vicente está localizada em um dos distritos mais famosos de Lisboa. Pela sua localização, o monumento servia originalmente para a defesa da bacia do rio Tejo. Ao longo dos séculos foi envolvido pela praia, até se incorporar hoje a terra firme e se tornar um dos principais pontos turísticos da região. Ainda hoje é considerado um ícone da arquitetura do reinado de Manuel I de Portugal e representa a integração entre a tradição medieval e modernidade.
O monumento foi classificado como Patrimônio Mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação e eleito como uma das Sete Maravilhas de Portugal em 7 de julho de 2007.
Nos arredores da Torre estão o Monumento do Descobrimento e a famosa Fábrica dos Pastéis de Belém. O estabelecimento é parada obrigatória, por ser um item vivo da história portuguesa. Em funcionamento desde 1837,  a fábrica mantém a mesma receita original para a produção de pasteis de nata. A forma de preparo e os ingredientes utilizados são um grande segredo ainda nos dias de hoje.