Notícias

Home/Agenda/Travessia: livro da família Assayag

Travessia: livro da família Assayag

Por Estrella Assayag

Comparado ao Carnaval por sua grandiosidade, o Festival Folclórico de Parintins, no Amazonas, é um dos maiores eventos festivos do Brasil. A festa acontece no último final de semana de junho, na Ilha de Tupinambarana, parte da cidade de Parintins, a 420 km de Manaus. Folclore e alegria, bois e competição, azul e vermelho, são termos que podem definir a celebração. Atualmente, o espetáculo acontece durante três dias no Centro Cultural de Parintins, conhecido como Bumbódromo. Dois grupos centenários de Boi-Bumbá, o Caprichoso (azul) e o Garantido (vermelho) encenam as lendas locais, com alegorias, cantos e dança a Festança será nos dias: 29, 30/06 e 01/07. Para os Assayag, não existe diversidade – azul ou vermelho.

Os Assayag quando fazem festa fazem pra valer! Nessa, me incluo. Adoro fazer eventos! Dia 28 de junho, o paraíso à beira do lago Macurany em Parintins, a ilha da magia, do encanto e do amor vai  tremer com a reunião da família Assayag para receber seus convidados em homenagem aos 130 anos que a nossa família vive em Parintins. O que falar dos Assayag? Somos abertos a todos. Somos uma grande família que se ama, se respeita e busca a melhor convivência, através de nosso sorriso largo.

A festança se dará com o lançamento do livro Travessia. Começa com os Assayag  saindo do Marrocos, atravessando o Atlântico e aportando em Belém do Pará, até chegarem em Parintins. O livro mostra as dificuldades, as aspirações, o apelo e o trabalho dos Assayag até os dias de hoje. São relatados fatos antigos ocorridos em Parintins, desde 1888, ano da “Libertação dos Escravos” no Brasil, quando os Assayag chegaram em Parintins. O evento contará com a presença dos Assayag do Rio de Janeiro, São Paulo, Belém, Belo Horizonte, Brasília e outros. As mestres de cerimônia são minhas queridas primas, filha e sobrinha do autor de Travessia, Simão Assayag (Dúnia e Sarah Assayag).

Entrevistei a Sarah Assayag online, querendo saber como estão seus sentimentos para apresentar e estar com nossa família toda reunida. Sarah me disse:

– É uma mistura de sentimentos bons, uma ansiedade para que chegue logo essa festa tão esperada por nós! Tudo é festa rsrsrs. Chega a ser engraçado…primos e tios que ainda não conhecemos, mas é transmitido uma energia positiva imensa. Eu e Dúnia estamos radiantes.

Eu, Estrella  Levy Assayag, agradeço  por essa homenagem, carinho, emoção  ímpar, dedicado pelos e para nós Assayag. Sou grata a todos vcs, Simão  e Graça Assayag pela receptividade. Tenho muito orgulho de pertencer a essa tribo. Amo ser Assayag. Amo vocês.