Notícias

Home/Estrella Assayag/Vai fazer a sua plástica no verão?

Vai fazer a sua plástica no verão?

Por Estrella Assayag

Quem pensa que o verão não combina com cirurgia plástica se engana. A agenda de muitos cirurgiões nesta época é lotada porque muita gente aproveita os dias de pausa no trabalho para se operar e se recuperar da cirurgia.

É o caso do Dr. Marcelo Moreira, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), American Society of Plastic Surgeons e da Sociedade Americana de Cirurgiões Plásticos (ASPS), para quem o segredo da plástica no verão está em evitar a exposição solar direta e no uso de bloqueadores que refletem a luz solar através de componentes, como o dióxido de titânio ou o óxido de zinco. “Para reforçar a proteção, pode ser indicado colocar sobre o bloqueador solar uma camada de fita tipo micropore”, ensina.

De acordo com o médico, a ação dos raios solares sobre a cicatrização pode ser maléfica porque o paciente no pós-operatório apresenta edema (inchaço) e as chamadas equimoses (extravasamento de sangue para fora dos vasos), ou as manchas roxas. “O edema será pouco alterado pela radiação solar, no entanto, as manchas, por conterem pigmentos, podem se fixar na pele por mais tempo”, explica.

Uma questão para a qual o médico chama a atenção é sobre viagens longas de carro e de avião. Estas não devem ser realizadas logo após cirurgias de médio e grande porte, pois podem ocorrer complicações, além de dificuldade de atendimento.

Ao que parece, se o paciente seguir à risca as recomendações médicas e permanecer maior parte do tempo em ambiente bem refrigerado, o verão pode ser a melhor época para dar um retoque no visual. Contato com dr Marcelo Moreira . tel 21 32082186.